Antes de tudo, é importante que você tenha um plano e comece o quanto antes a definir de forma estratégica seus passos

Quando somos jovens, não costumamos pensar muito na velhice. Mas estamos vivendo mais e precisamos começar a nos preocupar com essa fase da vida o quanto antes. Isso nos mais variados aspectos: carreira, finanças, saúde etc. Você já está pensando na sua?

Antes de tudo, é importante que você tenha um plano e comece o quanto antes a definir de forma estratégica seus passos, levando em contato que tudo que se faz hoje tem um reflexo no futuro. Por exemplo: levar uma vida de excessos, sem muitos cuidados com a saúde, pode tornar sua vida muito difícil algumas décadas mais à frente.

Aqui, reunimos algumas dicas pontuais para ajudar você a se preparar melhor para o futuro:

Entenda as consequência

Toda ação gera uma reação, mesmo que esta última só seja percebida muito tempo depois. Independente do aspecto de sua vida, entenda e avalie sempre os desdobramentos que suas decisões podem gerar.

Defina um plano

O que você quer para o ano que vem? E para os próximos 5 anos? Geralmente, cuidamos bem desse plano de “curto prazo”. Por que não pensar também, então, no “longuíssimo”? Para evitar surpresas e dificuldades depois dos 60, defina sua estratégia e estabeleça as metas que pretende alcançar.

Esteja aberto às mudanças

Estamos vivendo mais. No entanto, os mercados estão “morrendo mais” também. Tudo tem se transformado numa velocidade muito rápido e isso impacta diretamente as carreiras. Muito dificilmente, encontraremos hoje profissionais que passam a vida toda em uma mesma área ou, em muitos casos, na mesma empresa, como era comum antigamente. Hoje, a tendência é que você precise passar por muitas mudanças ao longo da vida. Saiba disso e esteja preparado.

E então: está pronto para o futuro? Deixe seu comentário.