Discurso da passagem da Presidência para o Acad. Mário de Almeida Tourinho, em 21 de setembro de 2017.

Bom dia!

Inicialmente, meus cumprimentos ao professor Damião Ramos Cavalcanti, Presidente da Fundação Casa de José Américo de Almeida, nesta solenidade representando o Excelentíssimo Senhor Governador Ricardo Vieira Coutinho, na pessoa do qual cumprimento os demais membros da mesa:

Autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário;

Autoridades do executivo e legislativo municipal;

Gestores de organizações públicas e privadas;

Representantes do mundo acadêmico da nossa cidade;

Representantes de outras Academias de João Pessoa;

Cumprimento ainda os confrades e as confrades da Academia Paraibana de Ciência da Administração – APCA;

Familiares;

Minhas senhoras, meus senhores!

Ocupo esta tribuna não para fazer uma prestação de contas ou entregar relatório de gestão. Foi uma decisão pessoal, certo de que meus pares de diretoria não sabiam. Nem por isto quero que considerem um gesto autocrático.

Ao longo dos seis anos em dois mandatos, tivemos a preocupação de tomar decisões ouvindo sempre os pares de diretoria no primeiro momento e em plenária para serem deliberadas.

Somos uma criança de seis anos de idade com pouca história para contar, mas de uma vida eterna, garantindo a imortalidade de todos os seus membros.

Abrindo um parêntese, estive quinta-feira (14 de setembro) participando de uma Sessão Solene de aniversário da nossa academia mãe – Academia Paraibana de Letras – APL, onde se comemorou os 76 anos de fundação. Esta sim tem muita história para contar.

Pois bem, caríssimos, vou me valer de três disciplinas para conduzir as minhas palavras.

Pedimos permissão à história para fazer uma rápida viagem na linha do tempo, relembrando que, em 2010, iniciamos esta caminhada após o término do meu mandato no Conselho Federal de Administração – CFA.

Tivemos um sonho semelhante ao de 30 anos atrás, quando fundamos o Conselho Regional de Administração em nosso estado. Naquela ocasião, o sonho foi compartilhado e materializado com a participação efetiva do até então conselheiro da Quarta Região – PE, PB, RN e Território Federal de Fernando de Noronha, o Administrador Wallace Mendes de Carvalho.

Já o sonho de 2010, para se tornar realidade, além de Wallace Mendes de Carvalho, contamos com o apoio dos Administradores Vanildo Guedes Pessoa Filho, Mário de Almeida Tourinho e Geraldo Tadeu Indrusiak da Rosa. Encerramos esta breve história dizendo que a APCA foi fundada, de direito, no dia 19 de julho de 2011, tendo sido empossados seus membros em 10 de maio de 2012.

Muito bem!

Recorrendo à matemática:

Cinco foram os membros fundadores já mencionados anteriormente;

Foram 17 membros efetivos que tomaram posse em 10 de maio de 2012 em solenidade realizada na casa de recepção Versailles Recepções, com a presença do Acadêmico Wagner Siqueira, membro da Academia Brasileira de Ciência da Administração, que instalou e deu posse aos seus membros.

Em 2014, cinco acadêmicos foram empossados, desta vez na Academia Paraibana de Letras – APL;

Em 21 de julho de 2017, na Fundação Casa de José Américo, mais oito Acadêmicos foram integrados à APCA.

Hoje, estamos entregando a APCA a nova diretoria, com vinte e oito confrades, e registrando o silêncio dos Acad. Luciano Azevedo Cahú, professor da UFPB e Lucio Flávio Costa, que me sucedeu no CFA e pai do Con. Federal, Marcus Kalebe.

Ao longo desses seis anos de fundação, conseguimos motivar administradores de outros estados com o intuito de criarem, em seus respectivos estados, uma academia da nossa categoria. Obtivemos resultados. Estive instalando a        ACAD-CE, em 2013, solenidade que aconteceu na Academia Cearense de Letras, em Fortaleza.  Já em 2015, foi a Academia Ciência da Administração de Pernambuco – ACAD-PE e, por último, em 2017, a Academia Ciência da Administração de Sergipe – ACAD-SE. A APCA, com seis anos de idade, precocemente pariu as academias acima citadas.

Finalmente, do português utilizamos uma única palavra que resume tudo o que poderia dizer encerrando este momento: agradecimento.

Segundo o dicionário consultado, agradecimento é “a ação ou efeito de agradecer, em que há reconhecimento do bem feito por alguém”; “a maneira utilizada para expressar gratidão; das palavras do discurso, do gesto ou comportamento utilizado para expressar gratidão”.

Começo agradecendo a Deus pela saúde, sabedoria, persistência e  discernimento;

agradeço a minha família, na pessoa de minha esposa aqui presente, Lucia Helena da Mota Silveira Melo que, ao longo desses seis anos, sempre esteve ao meu lado nos momentos festivos e nas horas de trabalho;

aos sócios fundadores, que formaram a força propulsora de criação desta academia;

e a todos os membros efetivos que compõem o nosso quadro e contribuem com o seu capital intelectual.

Antes de concluir minhas palavras, quero desejar ao Conselho Diretor, ora empossado, votos de uma profícua gestão dando visibilidade e atuando fortemente em seu objetivo que é, “o estudo, pesquisa o desenvolvimento do conhecimento técnico científico e a difusão da ciência da administração”.

Finalizo citando uma frase da carta de São Paulo a Timóteo:

“combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé.”

Muito obrigado

 


 

Discurso de posse Presidência Acad. Lúcio Mariano

Caros Acadêmicos,

Minhas Senhoras, meus Senhores.

No dia 9 de setembro próximo passado, dia do administrador, quando se comemorava os 46 anos de profissão regulamentada, aconteceu publicamente o anuncio da fundação da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA) a primeira academia do país em nível estadual, solenidade esta ocorrida na Academia Paraibana de Letras, mãe de todas as academias da Paraíba.

Sabemos que todas as categorias profissionais devidamente regulamentadas têm seus órgãos representativos.

No nosso caso em particular, administrador, temos o Sistema CFA e CRA”s – Conselho Federal de Administração com sede em Brasília e vinte e sete Conselhos Regionais distribuídos nas diversas capitais, que têm como atividade fim a fiscalização do exercício da profissão.

Sabemos ainda da existência dos Sindicatos da Classe que atuam fortemente no que tange as questões de salário e piso salarial dos profissionais. Temos estes órgãos.

Faço estas colocações para mostrar que cada um destes órgãos têm o seu campo de atuação específico.

Muito bem,

Surgiu então a ideia e a necessidade de ampliar os horizontes, de buscar novas realizações com os que comungam comigo o amor pela ciência da administração para criar aquele órgão que sentíamos falta para compor o tripé de sustentação das profissões liberais.

Esta nova entidade, a APCA, que tem como patrono, o patrono dos administradores do Brasil, o Adm. Belmiro Siqueira, de quem falarei logo mais, propõe-se pugnar pela Ciência da Administração, incentivando e realizando debates e reflexões que tanto favoreçam a valorização profissional dos administradores, quanto contribuam para uma prática administrativa, nos âmbitos público e privado da Paraíba, que alavanquem o desenvolvimento sociocultural e econômico do estado.

A solenidade que hoje participamos é a mais importante de nossas vidas acadêmica, pois ela é a culminância do processo de seleção dos novos acadêmicos, através do qual a academia se renova e permanece.

Ingressar na Academia Paraibana de Ciência da Administração representa para mim o coroamento de um esforço, a realização de um sonho acalentado há mais de um ano, mas não um fim em si mesmo.

Ao longo desse tempo, evolui, aprendi e atingi um ponto em que os meios e os espaços por mim ocupados Conselho Regional, Conselho Federal, Sindicato não mais me satisfaziam como administrador. Queríamos mais.

Chegou em fim a hora de crescermos juntos, de dedicarmos e aprofundarmos nossos conhecimentos nesta ciência através da APCA e mostrarmos para o Brasil o nosso espírito de compromisso com a categoria.

Estive presentes em todos e a nossa a passagem foi muito importante não só para o meu conhecimento da grandeza desta profissão em nível nacional, como também, para o fortalecimento da categoria em nosso estado.

Temos segundo o MEC/Inep em números redondos mil e oitocentos cursos de administração distribuídos em instituições públicas e privadas e setecentos e cinquenta mil alunos matriculados, futuros Bacharéis em Administração para entrar no mercado de trabalho.

Dados do Conselho Federal de Administração mostra que temos mais de trezentos e cinquenta mil administradores devidamente registrados atuando nos pais.

Não vou me alongar mostrando dados da última pesquisa realizada pelo Conselho Federal quando entrevistou coordenadores, professores empresários e profissionais da administração em todo país.

Fiquemos com estes números.

A nossa academia, está composta de quarenta e seis cadeiras, número este sugerido para registar os quarenta e seis anos que a profissão comemorou o ano passado, quando a APCA foi criada.

Apenas dezessete estão sendo ocupadas nesta solenidade e novos acadêmicos deverão tomar posse ainda este ano após indicação e a devida tramitação do processo, observando os trâmites estabelecidos no estatuto e no regimento da APCA.

Quero encerrar com uma palavra que exprime todo meu sentimento nesta ocasião obrigado. Obrigado mesmo a todos, principalmente aqueles que acreditaram no meu sonho e fizeram comigo a sua materialização.

Não quero declinar nomes, pois poderei ser injusto na omissão de algum administrador que direta ou indiretamente contribuiu para criação da APCA. Mas tenho que citar os membros da Academia Brasileira de Administração sediada no Rio de Janeiro, na pessoa da Acadêmica Fanny Tchaikovsky que nos deu condições de instrumentalizar através de documentos constitutivos da academia.

Acadêmico Wagner Siqueira, peço que em reunião da Academia Brasileira de Administração transmita aos seus pares os nossos sinceros agradecimentos e quando oportuno programaremos uma visita a ela.

Se me permitem, quero fazer um agradecimento a minha família – meus irmãos que vieram participar deste momento importante para nos.

A minha esposa Lúcia Helena um agradecimento especial que sempre me apoiou e me fortaleceu para realização deste e de outros sonhos cujo tema sempre voltado a categoria profissional do administrador, aos meus filhos, noras e netos para quem dedico este momento.

Não poderia finalizar minhas palavras sem pronunciar o nome de Odete Melo, a matriarca da nossa família, coadjuvante de toda minha formação acadêmica que recentemente nos deixou.

Obrigado Odete pelos seus ensinamentos.

Muito obrigado.