Belmiro Siqueira, patrono dos Administradores brasileiros  e patrono da Academia Paraibana de Ciência da Administração – APCA / Registrado em: CFA

Belmiro-SiqueiraConheça um pouco mais da história desse mineiro e sua luta incansável para promover a valorização da  profissão.

A história da Administração no Brasil está intimamente ligada ao professor e Adm. Belmiro Siqueira. Esse mineiro da cidade de Ubá entrou para a história por conta da sua luta em prol da valorização da Administração. Nascido em 22 de outubro de 1921, Belmiro atuou, grande parte de sua vida, no serviço público.

Funcionário de carreira federal, atuou como assessor e consultor de vários governos, sendo também, em 1966, diretor da Escola de Serviço Público do então Estado da Guanabara. No Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), ocupou vários cargos – dentre eles, o de diretor geral nos anos de 1967 e 1968. Além disso, Belmiro foi professor em diversas faculdades e colunista de alguns jornais.

Em 1977, foi eleito conselheiro no Conselho Federal de Administração (CFA) e, assim que assumiu, foi elevado ao cargo de vice-presidente. Na autarquia, Belmiro trabalhou pela afirmação da existência e fixação da profissão de administrador de empresas no macro sistema sócio, jurídico e econômico nacional. Nesse período, participou da criação dos Conselhos Regionais, nas diversas capitais do país, e ajudou a iniciar um novo tempo de desenvolvimento e aperfeiçoamento da Administração como ciência e profissão.

Belmiro Siqueira faleceu em 1986, em Porto Velho-RO, atuando como Presidente do CFA. Sua dedicação à Administração e sua brilhante contribuição para a categoria o consagraram como Patrono dos Administradores, título que lhe foi outorgado post-mortem em 1988. No mesmo ano, o CFA instituiu o Prêmio Belmiro

Siqueira de Administração, cujo objetivo é valorizar e divulgar a produção acadêmica, a fim de contribuir para o desenvolvimento da profissão e da Ciência da Administração no Brasil.

Belmiro Siqueira, Administrador e Professor – que dá nome ao concurso nacional que anualmente é promovido pelo Sistema CFA/CRAs, o Prêmio “Belmiro Siqueira” de Administração – é o Patrono dos Administradores, título que lhe foi outorgado “post-mortem”. Atuou:

•    na área federal: funcionário de carreira, aprovado sempre em primeiro lugar em seleções a que se submeteu, inicialmente como Assistente Administrativo e Técnico de Administração, denominação primeira do que é hoje o Administrador. No DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público) ocupou vários cargos, dentre eles o de Diretor Geral nos anos de 1967 e 1968.
•    na área estadual: foi Assessor/Consultor de vários Governos, com destaque para o Rio de Janeiro, onde exerceu o cargo de Diretor da Escola de Serviço Público do então Estado da Guanabara (1966).
•    foi colunista de vários jornais, sempre escrevendo sobre assuntos ligados à sua área de atuação. Autor de vários trabalhos sobre Administração, foi professor de várias faculdades.
•    no Conselho Federal de Administração (CFA) foi eleito Conselheiro Federal em 1977 e, assim que assumiu, foi levado pelos seus pares a Vice Presidente, permanecendo até 1986, ano de seu falecimento, a 28 de novembro, em Porto Velho/RO. Na ocasião, encontrava-se no exercício do cargo de Presidente do CFA. Era mineiro de Ubá, nascido a 22 de outubro de 1921.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CFA