O presidente da Associação de Mídia Digital (Amidi), Heron Cid, afirmou que os profissionais que formam a imprensa paraibana estão honrados com a criação da Comenda Acadêmico Mário Tourinho de Imprensa. A homenagem, criada pela Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), será entregue a jornalistas e empresários da comunicação durante café da manhã neste sábado (1), Dia Nacional da Imprensa.
“A valorização e reconhecimento de todo trabalho é sempre um combustível para qualquer profissão. No caso específico do jornalismo profissional, nos tempos confusos e desafiadores que vivemos, torna-se ainda mais relevante a afirmação da importância da imprensa e do seu insubstituível papel.”, afirma Heron Cid.
O jornalista acrescentou que uma Comenda com o nome de Mário Tourinho é um duplo reconhecimento: à relevância da comunicação social e a um homem de visão que manteve durante toda vida perene contribuição na valorização ao exercício do jornalismo e uma relação recíproca de respeito. “A Academia Paraibana de Ciências da Administração faz justiça à memória do seu inesquecível acadêmico. Nós da imprensa nos sentimos honrados”, conclui.
A presidente da APCA, Luciana Rabay, ressalta o importante papel da imprensa ao veicular informações com credibilidade e no combate às falsas notícias. “Nós somos bombardeados todos os dias com informações por todos os meios e às vezes a gente bloqueia e acaba sem escutar a verdadeira informação que a gente precisa. Como seres humanos a gente precisa começar a entender e filtrar esse excesso de informações”, avalia Luciana Rabay.
O homenageado – Mário Tourinho era administrador, pós-graduado em Planejamento Operativo. Ocupou por três mandatos o cargo de membro do CRA-PB e de diretor do Conselho Federal de Administração. Diretor Institucional do SINTUR-JP de 1993 a 2016. Consultor em Administração e presidente da Academia Paraibana de Ciência da Administração, além de associado à Associação Paraibana de Imprensa. Durante sua gestão à frente da então Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa criou o Prêmio AETC-JP de Jornalismo, que além do reconhecimento, se tornou um momento de confraternização da imprensa paraibana.
A Academia – A Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA) é uma sociedade civil de natureza científica e cultural, sem finalidade lucrativa, fundada em julho de 2011, com sede e foro na cidade de João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba, cujo objetivo é o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e a difusão da Ciência da Administração.